Projetos de pesquisa concluídos

Estão reunidos aqui os projetos de pesquisa/extensão já concluídos pelos membros do grupo.

REITERAÇÕES DO LABIRINTO EM POEMAS DE QUINTANA

(Mônica Luiza Socio Fernandes)

Este projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Diálogos Literários, na linha de pesquisa Estudos de poesia. Tem como objetivo dar continuidade aos estudos sobre a poética de Mario Quintana, pesquisando um outro aspecto, ainda não explorado na ocasião do mestrado e do doutorado, a reiteração da idéia do labirinto em sua obra. Para tanto, é preciso conhecer a simbologia e os sentidos desse elemento relacionado ao arquetípico elemento terra. Para fundamentação teórica, utilizaremos a crítica temática de Bachelard que considera os pensamentos subjetivos e a imaginação no estudo das imagens da criação poética; os estudos sobre a simbologia, desenvolvidos por Chevalier e Gheerbrant. Também auxiliam as análises as noções histórico-literárias de Antonio Candido, dentre outros.

Duração do projeto: 08/2010 a 08/2012.

OS CAMINHOS TRILHADOS PELA FICÇÃO CONTEMPORÂNEA

(Wilma dos Santos Coqueiro)

Com este projeto, objetiva-se a realização de oficinas para professores do Ensino Fundamental e Médio e alunos do Curso de Letras da Fecilcam, contemplando a reflexão metodológica, a discussão e a compreensão do conto contemporâneo e o trabalho com esse gênero literário na escola. Para isso, serão oferecidas oficinas que tenham como elemento norteador a importância do conto contemporâneo na escola, buscando aproximar o aluno do texto. Nesse sentido, buscar-se-á discutir os pressupostos teóricos sobre o pós modernismo e a literatura contemporânea que fundamentem uma interpretação fecunda do conto contemporâneo de autores significativos como Rubem Fonseca, Dalton Trevisan, Murilo Rubião, Moacyr Scliar, Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, Nélida Piñon e Sônia Coutinho.

Duração do projeto: 08/2011 a 08/2012.

SAMUEL BECKETT E A FALÊNCIA DA LINGUAGEM: UM ESTUDO DOS NARRADORES

(Willian André)

Este projeto teve por objetivo dar continuidade à pesquisa iniciada no projeto “Samuel Beckett e a falência da linguagem” (08/2011 a 02/2012). Aprofundando as reflexões propostas na primeira parte do projeto, foi possível prosseguir, neste segundo momento, com a investigação do aflorar da impossibilidade de comunicação na obra do autor irlandês Samuel Beckett (1906-1989), concentrando nossa atenção, desta feita, na caracterização dos narradores construídos pelo autor. Ganharam maior evidência, portanto, neste segundo projeto, alguns dos textos em prosa de Beckett (entre contos, novelas e romances). Sua obra lida, principalmente com os temas da incomunicabilidade e da falência da linguagem. Mantendo o procedimento de leitura e releitura de alguns textos do autor, e tomando mão do devido suporte teórico-crítico, procuramos, com esta pesquisa: identificar algumas das principais características de sua literatura; refletir sobre a influência dessas características sobre o processo de criação literária hoje. Com o cumprimento de tais objetivos, foi possível alçar nosso estudo às relações entre a produção literária moderna e a noção de amputação dos limites e possibilidades de alcance da linguagem.

Duração do projeto: 02/2012 a 07/2012.

Anúncios